sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Amamentação

Quando estamos grávidas procuramos a todo momento nos informar de assuntos que envolvem nossa gestação, mudanças de nosso corpo, nascimento do nosso bebê, entre outros. E também o que consideramos tão importante é a amamentação, nos envolvemos por demais imaginando em como será esse momento quando nosso bebê querer mamar em nosso peito, e também do "novo", muitas histórias nos contam, além de nos prepararmos para esse momento.

Para mim foi um momento mágico, que se pudesse hoje ainda com certeza daria o peito a minha filha.
No início da amamentação sofri um pouco para dar de mamar, pelo fato do meu peito ter machucado, sangrou bastante, rachou, era um sofrimento e tanto. Esse período difícil durou uns 15 dias.

Maria Luiza quando nasceu, na maternidade, quase não queria mamar, mãe de primeira viagem fiquei totalmente preocupada, então fui me orientar no banco de leite, aprendi a fazer a "pega" certinha, recebi boas orientações e então passei a insistir o peito, e naquele mesmo dia ela começou a mamar.
Busquei várias dicas de pessoas que já tiveram filhos e então comecei a colocar em prática algumas, como o uso do protetor de seio (aqueles de silicone), no qual ajudou muito quando meus seios machuraram, o uso de pomada para tratar das feridas, até dicas de uso do secador, colocar os seios no sol, tudo isso eu testei, mas realmente em 15 dias as feridas foram embora, se algum desses itens contribuíram eu não sei dizer.
E fora tudo isso a amamentação seguiu super bem.
Apenas quando tive que retornar ao trabalho, minha filha já com 5 meses, tive que durante uma mamada usar a mamadeira, pois não teria como ir até ela para amamentá-la. E devido a isto ela passou a não querer mais o peito, aos poucos foi recusando e com 6 meses foi o término do aleitamento materno, para minha tristeza. Gente eu tentei de tudo, insisti horrores, busquei dicas de mães, chorei, me descabelei...mas mesmo assim ela não quis mais, tudo devido a mamadeira, pois sabemos que é muito mais fácil de sugar neh. Fiquei super triste por este acontecimento, mas o melhor de tudo é que ela estava super bem e tive que parar de me preocupar tanto, já que não tinha mais o que ser feito, passei a dar o Nestogeno 1 e até hoje com seus 11 meses toma "dedeira".

Meu conselho é tentar o máximo oferecer o leite materno, pois trás muito benefícios ao bebê, alguns deles são:

Previne a anemia; Protegem o intestino sensível de recém nascidos; Ajuda o desenvolvimento das defesas naturais; Fácil de ser digerido; Previne à cólica; dentre outros

Para nós também beneficia e como:
Garante proteção co cancro do ovário; Evita a osteoporose; Evita a anemia; Diminui a perda de sangue pós parto em menos tempo; Auxilia o útero a voltar no tamanho normal; A mãe que amamenta se sente menos ansiosa e mais segura; Ajuda a queimar calorias e perder peso, voltando a sua forma antes da gravidez;
No quesito perder peso esse aconteceu comigo, engordei muito pouco na gestação (7 quilos) e emagreci 13kg e desde então mesmo não mais mamando no peito consegui manter um peso bom, graças a Deus.

A amamentação é um momento de vínculo de amor entre mãe e filho. Um ato de amor infindável e a criação de um elo que nunca mais findirá.

Bom final de semana a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário